Já fez LIKE no TVI Notícias?

PIB: Zona euro contrai 2,5% no primeiro trimestre

Relacionados

Consumo privado e exportações na Zona Euro sofreram o maior recuo em 14 anos

São números pessimistas. Os dados do Eurostat confirmam que o Produto Interno Bruto (PIB), da Zona Euro, encolheu 2,5% no primeiro trimestre deste ano, face ao trimestre passado.

A justificar este agravamento da recessão na economia, registado nos primeiros três meses de 2009, está a retracção do consumo privado e as exportações, que assinalaram o pior desempenho de que há registo nos últimos 14 anos.

PUB

Também a variação homóloga do PIB conheceu valores negativos de 4,8% na Zona Euro e de 4,5% na União Europeia, refere a agência Bloomberg.

Ainda segundo o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, a contracção da Zona Euro é maior do que a obtida nos EUA, que assistiu a uma recessão de 1,5% no PIB.

No período em análise, o PIB da Europa dos 27 também desceu 2,4%.

Ao todo, as vendas ao exterior caíram 8,1%, ampliando a queda de 7,2% registada no último trimestre do ano passado, enquanto o consumo privado obteve perdas, com as famílias a abaterem 0,5% nos seus gastos. Os investimentos também regrediram na ordem dos 4,4%.

A Alemanha foi o país mais afectado, já que registou com uma queda de 3,8% do PIB no primeiro trimestre de 2009, a maior descida desde 1970.

Já em Portugal, o recuo foi de 1,5% face ao último trimestre de 2008, e de 3,7% em termos homólogos.

PUB

Relacionados

Últimas