Já fez LIKE no TVI Notícias?

Exames envolvem milhares de agentes da PSP e GNR

Proteger, guardar e entregar provas nacionais é a missão da «Operação Athena 2007»

Os exames nacionais arrancam segunda-feira, mas alunos e professores não são os únicos mobilizados. Centenas de agentes da PSP e milhares de militares da GNR estão também convocados para uma das maiores operações policiais montadas anualmente em Portugal, escreve a agência Lusa.

A missão da «Operação Athena 2007» é simples, mas de grande envergadura: proteger, guardar e entregar às escolas os exames do ensino básico e secundário, uma tarefa que só termina no final de Julho, quando forem devolvidos os exames e resultados da segunda fase.

PUB

Nos grandes centros urbanos, cerca de 500 agentes da PSP estão envolvidos na operação, cabendo-lhes guardar as provas nos cofres das esquadras e diariamente entregar e recolher os exames nos estabelecimentos de ensino.

Já na GNR, são 14 mil os militares que, à semelhança do ano passado, asseguram a protecção dos enunciados e a segurança do processo em todo o país.

Para os militares, no entanto, a operação deste ano já começou há muito. Desde 02 de Março que a GNR protege durante todas as noites a Editorial do Ministério da Educação, local onde são impressos os vários milhões de páginas A4, entre enunciados e folhas de prova.

«Não há qualquer dúvida de que é uma das maiores operações realizadas todos os anos no país. Tem várias etapas, entre a distribuição pelos quartéis, a entrega nas escolas e a recolha dos pontos, decorre ao longo de vários meses e é de uma grande responsabilidade», explicou à Lusa o tenente-coronel Costa Cabral, da GNR.

Os números dos exames

PUB

Cerca de 280 mil alunos iniciam na segunda-feira os exames nacionais obrigatórios para a conclusão do ensino básico e secundário, de acordo com dados do Ministério da Educação (ME).

No básico, 107.131 alunos realizam terça e quinta-feira os exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, provas que valem 30 por cento da classificação final das duas disciplinas.

Ao longo de 90 minutos, os alunos vão testar conhecimentos relativos a toda a matéria leccionada nos três anos do terceiro ciclo, sendo as pautas afixadas a 11 de Julho.

Já no ensino secundário, são quase 170 mil os estudantes que iniciam segunda-feira a primeira fase dos exames nacionais, que se prolonga até 26 de Junho.

O número de alunos a realizar as provas do 11º e 12º anos desceu quase cinco por cento relativamente ao ano passado, com menos 7.227 inscritos.

Dos 169.567 que este ano se inscreveram para os exames, quase dois terços vão fazer as provas com a intenção de concorrer ao Ensino Superior.

As raparigas continuam em clara maioria entre os inscritos, representando 57 por cento do total, uma tendência que se verifica já há vários anos.

PUB

Últimas