Já fez LIKE no TVI Notícias?

Calçado: exportações atingem valor recorde em 2008

Relacionados

Exportações para Espanha subiram mais quase 7% do que em 2007

As exportações portuguesas de calçado para Espanha atingiram em 2008 o valor recorde de 116 milhões de euros, mais 6,9 por cento do que em 2007, anunciou esta segunda-feira a associação do sector.

Em comunicado, noticiado pela agência Lusa, a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS) destaca que «o mercado espanhol é uma prioridade estratégica para a indústria portuguesa de calçado», tendo vindo a aumentar «de forma sustentada» nos últimos anos.

PUB

«Nos últimos cinco anos há mesmo a registar um aumento na ordem dos 160 por cento».

No âmbito da aposta da indústria portuguesa de calçado em Espanha, o sector participa, a partir de terça-feira, em Madrid, com 15 empresas na maior feira de calçado da Península Ibérica, a Modacalzado.

Segundo a APICCAPS, esta é uma das 80 acções em que o calçado português irá participar este ano, numa iniciativa da associação, em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e com o apoio do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), e com um investimento total de 8,5 milhões de euros.

«A aposta nos mercados externos perfila-se como a primeira das prioridades para o sector português de calçado, que exporta mais de 91 por cento da sua produção», refere a APICCAPS.

Globalmente, as exportações portuguesas de calçado cresceram 2,15 por cento em 2008, para 1.348 milhões de euros, aumentando pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com a APICCAPS, desde 2005 as vendas para o exterior cresceram mais de 10 por cento, o que faz de Portugal «um dos principais exportadores à escala mundial» nesta indústria.

PUB

Relacionados

Últimas