Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preços na Produção Industrial aceleram em Janeiro

Relacionados

Indústria extractiva registou taxa de variação média de 0,6%

O Índice de Preços na Produção Industrial apresentou uma variação homóloga de 6,2%, em Janeiro deste ano, superior em 0,7 pontos percentuais à observada no mês anterior. A taxa de variação mensal foi de 2,2%, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os principais contributos para a variação do índice total foram dados pelos agrupamentos de energia, com 3,6 pontos percentuais (p.p.), e de bens intermédios, com 1,4 p.p., associados a variações homólogas de 9,7% e de 4,8%, respectivamente.

PUB

Em Janeiro último, os preços na produção industrial apresentaram uma variação de 2,2% (1,5% em Janeiro de 2007) acelerando 2,2 p.p. face à taxa registada em Dezembro passado.

O crescimento do índice total reflectiu o andamento no mesmo sentido observado nas três secções. Na secção de electricidade, gás e água, observou-se uma variação de 5,6% (6,1% em Janeiro de 2007), superior em 5,6 p.p. à observada no mês precedente.

Variação média nos últimos 12 meses situou-se em 3,4%

A taxa de variação média nos últimos 12 meses situou-se em 3,4%, superior em 0,2 p.p. à verificada no mês anterior.

«O andamento do agrupamento de energia, com uma aceleração de 0,6 p.p. (taxa de variação de 4,7%), foi determinante para a evolução do índice agregado», diz o INE.

Por secções, o crescimento do índice agregado foi determinado por igual passo da secção das indústrias transformadoras (taxa de variação média de 2,9%, 0,4 p.p. superior ao registado em Dezembro). A secção de electricidade, gás e água registaram uma taxa de variação média de 5,1%, 0,1 p.p. inferior à verificada em Dezembro.

A secção das indústrias extractivas registou uma taxa de variação média de 0,6%, valor idêntico ao observado no mês anterior.

PUB

Relacionados

Últimas