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McDonalds Portugal assume que crise não chega aos seus restaurantes

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Empresa atingiu melhores resultados de sempre em 2007 e visitas têm-se mantido este ano

Em tempo de crise, muitos portugueses começam a mudar de hábitos de consumo e, tal como na restante Europa, estão a virar-se para os restaurantes de «fast-food».

Apesar de ser cautelosa numa análise de actividade na primeira metade deste ano, a McDonalds Portugal disse à Agência Financeira que «o agravamento da crise económica tem, naturalmente, impacto na vida dos portugueses e nas sua opções de consumo». Algo que não tem afectado a cadeia de hambúrgueres em Portugal: «O balanço que nos é possível fazer actualmente é bastante equilibrado, uma vez que, até ao momento, têm-se mantido as visitas aos restaurantes McDonalds», refere a empresa.

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O que é certo é que o sector da «fast-food» parece estar em alta e Portugal não é excepção. Em 2007, ano em que a actual crise financeira começou a dar os primeiros sinais, a McDonalds Portugal alcançou os melhores resultados de sempre e cresceu acima da média europeia. As vendas líquidas totais foram de 216 milhões de euros, um valor recorde, que correspondeu a uma subida de 13 por cento nas vendas dos 120 restaurantes existentes no mercado nacional.

Já a nível europeu, o ritmo de crescimento médio foi de 8,7%. Na altura, o director-geral da companhia, Mário Barbosa, assumiu como estratégia para 2008 estar atento à evolução dos hábitos do consumidor português e avançar com uma remodelação de imagem dos restaurantes.

«A McDonalds tem sempre apostado numa boa relação qualidade-preço dos produtos que disponibiliza aos consumidores. Fruto desta filosofia, a marca tem crescido de forma sustentada ao longo dos últimos quatro anos, registando um crescimento de vendas de 13% em 2007», sublinhou a empresa à AF.

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Mais emprego analisa-se em cada restaurante

Na primeira semana deste mês, a McDonalds voltou a ser notícia ao anunciar o reforço de 4 mil empregados nos seus restaurantes no Reino Unido, para fazer frente à crescente procura naquele país, que está a servir comida a 2 milhões de pessoas a mais por mês, em comparação com os valores no ano passado.

Sobre a possibilidade de situação idêntica se vir a registar em Portugal, a empresa esclarece que o reforço de recursos humanos será sempre analisado restaurante a restaurante e afastou o avanço de números: «A gestão dos recursos humanos é feita de acordo com as necessidades de cada restaurante, de forma a garantir o melhor serviço aos nossos consumidores», disse a McDonalds Portugal à AF.

A nível internacional, a cadeia de «fast-food» já veio anunciar uma subida de vendas em Julho acima do previsto, algo que elevou as acções da companhia para máximos de mais de quatro décadas.

Recorde-se que a McDonalds marca presença em mais de 120 países, com um total de 30 mil espaços. Só em Portugal, dos 120 restaurantes existentes, 80% é gerido por empresários locais.

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