Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses compram pouco nas feiras

Feira do Livro abre esta quinta-feira em Lisboa e Porto

Os portugueses têm poucos hábitos de leitura e compram poucos livros, especialmente nas Feiras do Livro, revel um inquérito revelado esta quinta-feira. Precisamente o dia de abertura das principais Feiras do Livro do país, em Lisboa e Porto. Os números vêm mostrar que mais de 70 por cento dos inquiridos lê menos de um livro por mês.

A falta de leitura reflecte-se nos hábitos de compra. Dois em cada três portugueses lêem menos de um livro por mês, comprado em livrarias e hipermercados, de acordo com os dados do Barómetro da Marktest para DN e TSF, que revelam que 76,6 por cento dos portugueses lê menos de um livro por mês e 17,9 por cento lê em média dois volumes por ano.

PUB

Dos 60 por cento de inquiridos que responderam ter o hábito de leitura, apenas 23,4 por cento ultrapassa a quota dos 10 livros por ano.

Quanto aos hábitos na hora de comprar, apenas cerca de 30 por cento dos leitores inquiridos recorre às feiras do livro, optando antes pelas livrarias (47,3 por cento) e hipermercados (19,9 por cento).

As lojas da rede FNAC (4,9 por cento), o Círculo de Leitores (2,8 por cento), as papelarias (2,1 por cento) e a Internet (1,5 por cento) são outras alternativas apontadas pelos inquiridos para a aquisição dos seus livros.

O Barómetro revela também uma tendência de diminuição dos hábitos de leitura com a idade de 71,7 por cento de leitores no intervalo dos 18 aos 34 anos para 57,3 por cento no intervalo 35-54 anos e 51,2 por cento nos inquiridos com mais de 55 anos.

É também entre os mais idosos que é maior a percentagem de pessoas que não compra livros (50,3 por cento).

A sondagem aos hábitos de leitura dos portugueses foi realizada por entrevista telefónica entre os dias 15 e 18 de Maio, a 801 indivíduos maiores de 18 anos em Portugal Continental. A margem de erro é de 3,46 para um intervalo de confiança de 95 por cento.

PUB

Últimas