Já fez LIKE no TVI Notícias?

Exponor: apreensões em um terço dos stands

Maior parte do material trata-se de roupa e calçado

Quase um terço dos 93 stands da feira «Stockmarket», que decorre este fim-de-semana na Exponor, em Matosinhos, viu hoje apreendida a totalidade da sua mercadoria, maioritariamente roupa e calçado, disse um inspector das Finanças que participou na acção, noticia a Lusa.

A mercadoria apreendida em 32 stands atinge o valor de quase 340 mil euros e é constituída por confecções, sapatos, perfumes, discos e CD, relógios e material fotográfico, acrescentou à Lusa a mesma fonte, que pediu para não ser identificada.

PUB

As irregularidades detectadas foram a falta de documentação de transporte e impossibilidade de passar facturas ou talões aos clientes, disse o mesmo responsável da Direcção de Finanças do Norte.

Apesar da apreensão, os comerciantes ficaram com os produtos a seu cargo e poderão continuar a comercializá-los, explicou o inspector.

Irão, contudo, ser sujeitos a multas, que serão fixadas segunda-feira na repartição de finanças de Matosinhos, onde terão obrigatoriamente que se apresentar.

Caso não o façam, explicou, terão que pagar o valor da mercadoria detectada a ser vendida irregularmente, explicou a mesma fonte.

A operação foi realizada por 31 inspectores da Direcção de Finanças do Norte, quatro elementos da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e 13 efectivos da Brigada Fiscal da GNR.

O inspector contactado pela Lusa disse que este tipo de acções, além de detectar situações concretas de incumprimento das regras de comercialização, origina depois relatórios que recomendam outras operações junto das empresas representadas nos stands do certame hoje visitado.

As feiras de escoamento de mercadorias, designadas «stockmarket», começaram a realizar-se em Portugal em 2003 e decorrem pelo menos uma vez por ano nas regiões de Lisboa e do Porto.

PUB

Últimas