Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banca alemã considera que crise global se agravou e vai durar

Relacionados

Prevê-se situação tensa «por algum tempo»

A Associação de Bancos (BdB) alemãconsidera que a crise financeira global piorou no primeiro trimestre deste ano e vai durar «algum tempo».

«A situação deve continuar a ser descrita como tensa e a crise vai permanecer connosco por algum tempo», disse esta segunda-feira o presidente da BdB, Klaus-Peter Mueller, também presidente executivo do Commerbank, a jornalistas em Berlim.

PUB

Este ano vai ser de «particular desafio» para os bancos, acrescentou.

Impacto do «subprime» na Alemanha «é mínimo»

O colapso do mercado hipotecário de alto risco nos Estados Unidos (subprime) levou os maiores bancos mundiais e bancos de investimento a depreciações de activos e perdas de crédito de um montante de 232 mil milhões de dólares desde o início de 2007.

A situação piorou para os mercados financeiros e os produtos estruturados, sublinhou Mueller.

No entanto, não há escassez nos empréstimos nem credit crunch (redução da oferta de crédito) na Alemanha apesar dos bancos avaliarem cuidadosamente os riscos, disse. O impacto da crise do subprime na economia da Alemanha continuará «minima».

A BdB mantém a sua previsão de crescimento económico para a maior economia da Europa, dizendo que a economia alemã é «robusta».

A BdB, que representa mais de 220 bancos privados na Alemanha, manteve uma previsão de crescimento de 1,6 por cento para o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha em 2008.

PUB

Relacionados

Últimas