Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saldanha Sanches: «Sigilo bancário era obstáculo absurdo»

Fiscalista considera que levantamento do segredo peca por ser tardio

O fiscalista Saldanha Sanches considera que a aprovação do levantamento do segredo bancário peca por ser tardia, considerando que «os Estados de Direito não têm sigilo bancário».

«É vergonhoso como ainda se anda a discutir este tema. É uma questão que já enjoa», lançou o fiscalista, ouvido pela Lusa, acérrimo defensor do fim do segredo bancário.

PUB

Governo abre guerra ao enriquecimento ilícito

Cavaco concorda com levantamento do sigilo bancário

Questionado sobre a eficácia desta medida no combate à corrupção, Saldanha Sanches disse que «tem resultado em todos os países que a implementaram», ressalvando que «o sigilo bancário era um obstáculo absurdo à acção da administração fiscal».

No entanto, o fiscalista sustenta que «as leis nunca resolveram nada. É preciso que depois funcionem na prática». Mas, reconhece, «a administração fiscal está mais eficiente».

Para Saldanha Sanches, não faz sentido que o levantamento do sigilo bancário só tenha sido aprovado no caso das variações patrimoniais superiores a 100 mil euros. «O Governo só tem que copiar o modelo existente nos os países da OCDE» onde, explicou, não existem quaisquer cláusulas para a administração fiscal aceder às contas bancárias do contribuinte.

PUB

Últimas