Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: UE acciona mecanismo de ajuda

41 pessoas morreram vítimas dos incêndios florestais no Sul do país

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, lamentou hoje em comunicado as 41 vítimas mortais dos incêndios florestais no Sul da Grécia, enquanto Bruxelas accionou o mecanismo comunitário de Protecção Civil.

«Entristece-me a trágica perda de vidas humanas que estes fogos florestais causaram e espero que os parceiros europeus estejam à altura das expectativas e apoiem a Grécia neste momento de angústia», referiu José Manuel Durão Barroso, num comunicado hoje divulgado.

PUB

Na sequência de um pedido de ajuda da Grécia, a Comissão Europeia iniciou na sexta-feira contactos - através do mecanismo comunitário de Protecção Civil - com 30 países para prestação de ajuda no combate aos fogos.

Assim, a França envia hoje dois aviões, aos quais se juntaram mais um da Noruega e três helicópteros enviados pela Alemanha.

As autoridades gregas actualizaram entretanto o balanço das vítimas mortais do incêndio que devasta o Peloponeso, informando que foram já encontrados 41 cadáveres e que continua à procura de desaparecidos.

O dia de hoje está a ser marcado por um aumento da intensidade dos ventos, que já obrigou a protecção civil grega a evacuar várias localidades da zona de Megalópolis, no sul do Peloponeso, e por um novo foco de incêndio nos arredores de Atenas, em Holargos, a cerca de 10 quilómetros a norte do centro da capital grega.

PUB

Últimas