Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gigantes Ecológicos

A Forbes.com diz-lhe quais os maiores projectos de energia limpa do mundo

Há algumas semanas, hélices com 30 metros de comprimento começaram a girar no recém construído edifício World Trade Center, tornando o Bahrein no primeiro país a possuir um arranha-céus com uma turbina eólica integrada. O edifício inclui duas torres em forma de velas que se encontram 54 andares acima da praia. Três pequenas pontes ligam as torres, sendo que cada uma possui uma gigantesca turbina eólica. As torres canalizam os ventos oceânicos para as turbinas, que produzem mais de 10% da energia usada pelo edifício.

À medida que as políticas relativas às alterações climáticas e energias renováveis nivelam o terreno na indústria energética, as empresas de energias alternativas estão a competir para garantirem aos investidores, políticos e público em geral que se conseguem superar para satisfazer as necessidades dos sedentos consumidores de energia. Nos últimos anos, um conjunto de projectos de energia limpa emergiram a uma escala nunca anteriormente vista. A Forbes.com identificou os maiores e mais audazes.

PUB

Fotografia: Os Maiores Projectos de Energia Limpa do Mundo

Fotografia: Como Ser Amigo do Ambiente Por Um Dia

Fotografia: Nove Formas de Tornar a Sua Casa Mais Amiga do Ambiente

Fotografia: As Cidades Mais Sujas do Mundo

Fotografia: Fontes Energéticas do Futuro

PUB

Fotografia: Benefícios das Futuras Tecnologias

Analisámos o panorama das energias limpas em busca dos novos e mais recentes projectos concluídos no âmbito da energia solar, eólica, geotérmica e das ondas que produzem mais electricidade para a rede. A Forbes.com identificou igualmente os projectos de iniciativa governamental ecológica e edifícios ecológicos com o alegado valor em dólares mais elevado. Os resultados são diferentes do que a maioria das pessoas esperaria.

O Bahrein não é o único deserto a florescer este ano. O Deserto de Mojave na Califórnia está rapidamente a ficar repleto de centrais eléctricas solares, cortesia do Governador Arnold Schwarzenegger. A Solel Solar Systems, uma empresa de energia solar israelita, recentemente acordou fornecer à Pacific Gas & Electric 553 megawatts de energia solar durante 25 anos, com início em 2009.

Tal e qual como outras empresas, a PG&E está a competir para que seja cumprido o objectivo da Califórnia recorrer a 20% de energias renováveis até 2010 para todas as suas necessidades energéticas. Como resultado, a Solel planeia dispor em série 1,2 milhões de espelhos em grandes filas numa superfície de 23 quilómetros quadrados no sudeste do deserto californiano. O parque irá usar espelhos parabólicos de 90 por 120cm desenvolvidos pela Solel para converter o calor do sol em vapor que colocam as turbinas em funcionamento.

Os desertos não são os únicos locais em que se estão a desenvolver projectos, outros estão a ter lugar no mar.

PUB

Últimas