Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estudantes do secundário vão ter aulas de economia

Relacionados

Jovens serão esclarecidos sobre conceitos como hipoteca, acção, taxa de juro ou conta corrente

O ministro da Educação, Ángel Gabilondo, o governador do Banco de Espanha, Miguel Ángel Fernández Ordónez, e o presidente da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), Julio Segura, assinaram, esta segunda-feira, um acordo de colaboração entre as três entidades para desenvolver um Plano de Educação Financeira, escreve o «Cinco Días».

O projecto tem como objectivo assegurar que os estudantes do ensino secundário obrigatório recebam formação financeira nas escolas.

PUB

Desta forma, os jovens terão acesso a conhecimentos relacionados com questões como uma hipoteca, taxas de juros, acção ou conta corrente, bem como recursos para lidar melhor com várias situações económicas, de acordo com uma nota da CNMV.

Ángel Gabilondo sublinhou que para o ministério «é muito importante implementar um Plano de Educação Financeira no sistema educativo espanhol. De tal maneira que os ajude a prepararem-se para enfrentar o importante e complicado mundo da economia e das finanças».

Para o Governador do Banco de Espanha «o desenvolvimento da cultura financeira dos nossos jovens é um objectivo complexo, cujo resultado só pode ser avaliado a médio e longo prazo, quando os estudantes de hoje forem os adultos responsáveis de amanhã. Para isso é necessário que as raparigas e os rapazes compreendam o valor da poupança, do planeamento dos seus próprios recursos, dos princípios básicos de economia e mercados financeiros, através de conceitos adequados a cada idade e lidando com exemplos claros com a ajuda das novas tecnologias».

Finalmente, Julio Segura afirmou que é fundamental que «um investidor tenha a informação adequada sobre as características do produto em que investe, e isso requer uma melhoria da educação financeira, que é também essencial para restaurar a confiança no funcionamento dos mercados, fortemente afectados pela actual crise financeira».

O plano é uma iniciativa em conformidade com os princípios e recomendações da OCDE e da Comissão Europeia para promover a educação financeira.

PUB

Relacionados

Últimas