Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sarkozy contra prisão de toxicodependentes

França: candidato conservador está a favor da mudança da lei

O candidato conservador à presidência francesa e actual ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, manifestou-se hoje a favor da modificação da legislação para acabar com as penas de prisão contra os consumidores de drogas leves e substituí-las por multas, escreve a Lusa.

Em entrevista à estação francesa de rádio juvenil «Skyrock», o ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, disse estar a favor da mudança da lei de 1970, que prevê para os consumidores de drogas leves (marijuana) penas de prisão de um ano e multas elevadas, «uma lei que pela sua dureza é raramente aplicada na prática».

PUB

«Creio que fazer do consumo [de drogas leves] um delito não faz muito sentido», disse Sarkozy, acrescentando que «a lei actual é repressiva e ridícula». O presidente da União para uma Maioria Popular (UMP) disse que a sua proposta «passa por impor multas», sobre cuja quantia não fez quaisquer comentários, e «pela ajuda e apoio aos consumidores de drogas para que estes consigam sair da sua dependência».

O actual ministro do Interior sublinhou que não está a favor de uma «sociedade na qual a droga é vendida livremente e onde traficantes ganham fortunas com a desgraça dos jovens, que se tornam dependentes».

Segundo sondagens divulgadas hoje, Sarkozy ganharia a candidata socialista e principal rival, Segolène Royal na segunda volta das eleições presidenciais, que se realizam a 06 de Maio.

A sondagem Ipsos/Dell dá ao ministro francês 53 por cento dos votos na segunda volta, contra 47 por cento de Royal.

Na primeira volta, de acordo com Ipsos/Dell, o presidente da UMP arrecadaria 29,5 por cento dos votos, seguido de Segolène Royal com 24 por cento, François Bayrou (22 por cento) e o candidato da extrema-direita, Jean-Marie Le Pen, (12,5 por cento).

PUB

Últimas