Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crédito é a grande limitação à criação de negócio

Recorrer ao microcrédito ou à verba disponibilizada pelo Instituto de Emprego podem ser adoptados pelos investidores que não tenham capital próprio para o arranque da activade

Apesar da criação do próprio negócio ser visto como uma alternativa à crise financeira, a limitação ao crédito por parte dos bancos pode funcionar como entrave ao arranque de uma nova actividade.

Se não viu em directo, veja aqui a entrevista

PUB

Para fintar este obstáculo, o presidente do Instituto Informação de Franchising (IFF), Pedro Silva admite que «em termos ideais, deveria haver sempre capital próprio, porque isso facilita a negociação quer com a marca quer com o banco», salienta em entrevista à Agência Financeira.

Mas para quem não tem esse capital para avançar, o responsável aponta alguns apoios que podem ser utilizados. É o caso da verba disponibilizada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional ou recorrer ao microcrédito.

«Há muitos negócios de baixo investimento. Há também franchisados que já estão a financiar os direitos de entrada e dilui-los no seu contrato», salienta em declarações à AF.

Localização é critério a ter em conta

A par do investimento, também a localização é um dos elementos chave no arranque do negócio. Este é um dos critérios que tem se ser seguido à risca, porque há determinadas actividades que exigem uma localização «premium».

Aliás, esta altura de crise é vista, segundo Paulo Silva, como «uma altura para entrar no franchising», porque temos vindo a verificar uma queda do preço ao nível dos imóveis.

«Consegue-se encontrar localizações «premium» com alguma facilidade e a um preço muito baixo em relação ao que era praticado há uns meses».

Veja aqui a entrevista em vídeo

PUB

Últimas