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Mais de 80 marcas querem internacionalizar-se em três anos

Lanidor, Lune Bleu, Petit Patapon e Loja do Condomínio são exemplos

Depois de terem ultrapassado as redes estrangeiras, no mercado de franchising em Portugal, as marcas nacionais querem ir mais além nos próximos anos.

Ao todo são 82 as marcas portuguesas que esperam internacionalizarem-se nos próximos três anos, depois de em 2007 o mercado ter sido dominado pelo conceito «made-in-Portugal». Marcas como a Lanidor, a Lune Bleu, a Petit Patapon, a Parfois, o Grupo Onebis e até a Loja de Condomínio, querem avançar para novos horizontes.

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Segundo o presidente do Conselho Estratégico do Instituto de Informação e Franchising, Eduardo Miranda, «22 por cento das marcas nacionais têm actividade fora do país, sendo que já se encontram marcas portuguesas nos cinco continentes», disse durante a conferência de Imprensa de resultados do 13º Censo «O Franchising em Portugal».

O destino eleito é Espanha, seguido do Brasil e dos restantes países de língua de expressão oficial portuguesa.

Quais as marcas que mais cresceram em 2007?

Apesar da crise económica que se vive actualmente, o mercado do franchising parece lutar contra tudo e contra todos: foram cerca de 15, as marcas que cresceram a um ritmo médio de pelo menos uma loja por mês, nos últimos cinco anos. Entre elas estão as conhecidas imobiliárias RE/Max e a Era.

No ranking do crescimento sustentado constam ainda marcas como a Exchange, a Naturhouse, a 5 à SEC, a Império-Bonança, a Halcon Viagens, a Multiópticas, Intermarché, Loja do Condomínio, Optivisão, Best Travel e Hoken. Além destas empresas, se considerarmos as aberturas em outros países, podemos ainda adicionar à lista a Lune Bleu e a Parfois.

Já no que diz respeito às cinco marcas que tiveram um crescimento médio de duas unidades por mês, o destaque vai para a Re/Max, a Exchange, Império-Bonança, a Era Portugal e a Vivafit&Pilates FIT.

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