Já fez LIKE no TVI Notícias?

Burla através de contas bancárias «online» tem aumentado

Relacionados

«Golpes» estão a subir desde 2007

O crime de burla através de contas bancárias via «online» tem «aumentado exponencialmente», segundo dados avançados pela Polícia Judiciária (PJ).

A investigação lançou um alerta para evitar que o cidadão seja enganado. Num ano, foram recebidas mais de 200 queixas na PJ, diz o «Diário de Notícias».

PUB

Se não fosse uma chamada do gestor de conta de Eduardo, nome fictício, o engenheiro, de 58 anos, teria sido uma das 230 vítimas de phishing (forma de burla informática) que apresentaram queixa na PJ nos últimos 12 meses.

Eduardo fazia, todos os meses, transferências bancárias para a filha que morava em Roma, Itália, na ordem dos mil euros. Atentos a este novo tipo de burla informática de desvio de dinheiro através de contas bancárias «online», o banco avisou o seu cliente quando verificou, um dia, que a quantia da transferência era bastante mais elevada do que o habitual.

Os números falam por si e já levaram, inclusive, a PJ a redigir um «alerta ao cidadão» como forma de evitar que esta prática prolifere.

No total, foram 2,11 milhões de euros que foram desviados pelos autores deste tipo de burla, com maior incidência em Lisboa, Porto, Leiria e ainda na zona do Algarve, que resultaram, para já, a três detenções.

PUB

Relacionados

Últimas