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A internet vai ser assim...

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Damon Crepin-Burr deu os exemplos das boas práticas que já se observam em vários sites e que comprovam a tendência para o aumento exponencial da importância da opinião das comunidades virtuais

As tendências globais do marketing digital foram apresentadas terça-feira, em Lisboa, numa conferência organizada pela Fullsix que contou com a presença do especialista francês da empresa. Damon Crepin-Burr mostrou como é que a internet se está a tornar cada vez mais numa comunidade, onde a palavra do internauta ganha enorme relevância. O Facebook cresceu 132 por cento este ano, dados até Junho de 2008, e a tendência de crescimento de sites com social network começa agora a fazer-se sentir nas áreas do consumo e nas próprias marcas.

Segundo uma sondagem da eMarketer realizada nos EUA, entre utilizadores da internet, é aí que 72% das pessoas que querem viajar começam por procurar informação. Além de dados sobre o destino, as pesquisas incidem na compra de bilhetes de avião e pesquisa de preços. O site Farecast, da Microsoft permite ao utilizador efectuar uma pesquisa sobre a oferta do que existe em sites dispersos de agências de viagens, e tem tecnologia que permite aconselhar o utilizador a adquirir o bilhete de avião com os preços mais baixos. Com base no histórico dos preços das viagens adquiridas pelos internautas, este site aconselha-o, por exemplo, a esperar dois dias até reservar o bilhete porque o preço irá baixar, explica o especialista.

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Para quem não gosta de esperar longas horas nos aeroportos, a agência de viagens Orbitz agrega informação dada pelos compradores do mesmo bilhete de avião. Uma ferramenta útil que permite utilizar melhor o tempo entre aviões.

A seguir à compra de bilhetes surge a pesquisa sobre o melhor alojamento. Nesta fase, segundo um sondagem da empresa Forrester para a cadeia de hotéis Sheraton, 76% refere que a opinião dos amigos é determinante para a reserva de um hotel. Nesta sondagem, 41% também considerou importante a existência de informação em detrimento de sites de unidades hoteleiras que apenas utilizam fotografias e dados escassos. Na sequência desta pesquisa, a rede Sheraton passou a incluir no seu site depoimentos dos clientes .

A opção de alojamento pode também passar pelo aluguer de um quarto. O conceito de «Bed&Breakfast» está disseminado já por vários países e é na internet que é divulgado. Um dos sites que reúne informação baseada na opinião dos utilizadores é o AirBed& Breakfast. Além da opinião das pessoas que alugaram os quartos, este site mostra as fotos e os preços dos locais onde se encontram as oportunidades de aluguer, com recurso ao Google Maps.

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Na procura de restaurantes para quem anda em viagem, surge um site que se apresenta como alternativa ao famoso Guia Michelin. O Yelp junta o que críticas de pessoas sobre restaurantes.

As marcas de produtos também já começam a despertar para a evidência das estatísticas: 10% do target acredita na publicidade, mas 30% confia mais na opinião dos seus pares quando se prepara para efectuar uma grande compra (dados de uma pesquisa da Jupiter). Marcas como a Timbuk2, Osoyou, eBay ou Domino`s Pizza já dão prioridade ao que os seus utlizadores online pretendem.

Outro conceito que surge agora é o Vendor Relationship Management - VRM. Aqui não é a marca que entra em contacto com o cliente, mas sim o contrário e sempre que considerar necessário. Este conceito tem por base aplicações no telemóvel que permite esclarecimentos ao minuto.

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