Já fez LIKE no TVI Notícias?

OCDE retira Uruguai da lista negra dos paraísos fiscais

Relacionados

País compromete-se com regras em matéria fiscal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) decidiu este sábado retirar o Uruguai da lista negra dos paraísos fiscais, um dia após ter incluído este país, juntamente com a Malásia, costa Rica e as Filipinas.

Em comunicado, a organização, que divulgou a lista negra na quinta-feira a pedido dos responsáveis do G20, reunidos em Londres, explicou que a decisão surgiu após o Uruguai se ter comprometido a cumprir as regras da OCDE em matéria fiscal.

PUB

«A OCDE saúda hoje a adopção formal pelo Uruguai das normas de transparências e de intercâmbio de informações em matéria fiscal», diz a organização em comunicado, citada pela agência Lusa.

O Governo e as autoridades bancárias do Uruguai vieram a público afirmar que a OCDE errou ao colocar o país na lista negra dos paraísos fiscais, onde figuram os Estados não cooperantes.

Cooperação acima de tudo

Entretanto, a OCDE afirmou publicamente que o Uruguai já afirmou que irá cumprir os critérios internacionais.

«O Governo está a trabalhar e a trocar informação com a OCDE para melhorar a posição do Uruguai», afirmou o ministro da Economia, Álvaro Garcia, que sublinhou no entanto que o «Uruguai não é um paraíso fiscal».

O ministro da Economia do Uruguai enviou uma carta para Angel Gurria, secretário-geral da OCDE, afirmando que «o Uruguai apoia os critérios de transparência e de troca de informação da OCDE».

«Estou satisfeito que o Uruguai se junte ao crescente número de países que está disponível para cooperar na luta contra a evasão fiscal e outros abusos fiscais», afirmou Angel Garcia.

PUB

Relacionados

Últimas