Já fez LIKE no TVI Notícias?

Língua Azul: ministro admite apoios

«Os agricultores portugueses podem estar sossegados», diz Jaime Silva

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, admitiu hoje a possibilidade de o governo vir a apoiar os produtores de gado afectado pela doença da Língua Azul caso a crise alastre, noticia a Lusa.

«Os agricultores portugueses podem estar sossegados porque o Governo está a pensar que, se a situação adquirir uma dimensão maior, nós não excluímos vir a dar apoios», afirmou hoje Jaime Silva.

PUB

O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas falava aos jornalistas, numa herdade no concelho de Montemor-o-Novo, depois de um almoço com caçadores, para assinalar a abertura da época geral da caça.

À margem do encontro, questionado sobre a doença da Língua Azul, que já afecta seis dezenas de explorações pecuárias do Baixo Alentejo e Algarve, o ministro reconheceu que a situação é «grave e preocupante», mas «não é gravíssima».

Nesse conjunto de explorações, disse, existe um efectivo pecuário de 11 mil animais, dos quais «900 estão debilitados, o que pressupõe que estejam já atingidos», tendo até ao momento, segundo os dados mais recentes, morrido 399 ovinos.

«Temos de ter a noção de que estamos apenas com sensivelmente 300 animais mortos. Temos uma percentagem de três ou quatro por cento de animais mortos por exploração, o que é pouco relativamente ao universo das explorações sob controlo, com um efectivo de 11 mil animais», acentuou.

O Governo, disse Jaime Silva, está a acompanhar esta situação «com atenção, mas sem alarmismos» e já foi encetado diálogo com Bruxelas para saber como é que se pode «minorar o impacto» junto dos agricultores afectados «se a crise alastrar».

PUB

Últimas