Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses gastam menos combustíveis

Relacionados

Queda é maior na procura de gasolinas. GPL foi excepção, já que aumentou 13%

O consumo global de combustíveis voltou a baixar, em Novembro de 2008, face ao mesmo período de um ano antes. Só o consumo das gasolinas caiu 6,9% e o consumo de gasóleo recuou 1,2%, segundo os dados avançados peça Direcção-geral de Energia e Geologia.

O decréscimo no consumo das gasolinas continuou a ser especialmente significativo na gasolina aditivada, que assistiu a uma quebra de 85% e na gasolina sem chumbo 98, que obteve um recuo de 25,9%.

PUB

Chegou o conceito de «low cost»

Preços disponíveis na Internet

Gasolina nacional continua a ser a 5ª mais cara

Relativamente à gasolina sem chumbo 95, o consumo apresentou uma quebra de 3,6%, mantendo as tendências.

Também o consumo de combustíveis rodoviários caiu no total 2,6%, em Novembro, quando comparado com igual período do ano anterior.

A única excepção foi o GPL, que continuou a apresentar um aumento, desta vez, de 13%.

Recorde-se que a cotação média do petróleo (Brent) nos primeiros 11 meses de 2008, comparada com a média de 2007 aumentou, em euros, 29,5%.

No entanto, é de salientar que, de Outubro para Novembro, se verificou uma redução muito significativa na cotação do Brent de 20,9% em euros/barril, mantendo a situação de quebra acentuada iniciada em Julho (de Junho a Novembro a redução verificada foi de 52,2% em euros/barril).

No que respeita ao gás natural, o crescimento generalizado no seu consumo verificou-se em todos os sectores de actividade, embora de modo menos acelerado.

O preço médio do gás natural, em relação ao trimestre homólogo do ano anterior, desceu cerca de 4,2% para o sector doméstico e aumentou 6% no sector industrial.

PUB

Relacionados

Últimas