Já fez LIKE no TVI Notícias?

Soros alerta: ainda não é tempo para festejar

Relacionados

Guru financeiro garante que economia está a encolher. E os Estados Unidos ainda podem entrar em depressão

George Soros, o gestor de fundos que tem ganho dinheiro enquanto a maioria dos seus pares sofre duras perdas, avisou o mercado para não festejar já, após a bolsa ter registado, nas últimas quatro semanas, uma subida: mas isto não é o início de um «mercado touro», avisa Soros, porque a economia ainda está a encolher.

As declarações de Soros influenciaram os mercados nacional e europeu esta terça-feira de manhã, que seguem a sessão no vermelho.

PUB

Para o guru financeiro, a recente retoma verificada nas bolsas não representa uma inversão da tendência pessimista. É um «bear-market rally»: ainda não conseguimos dar a volta à economia, disse em entrevista à Bloomberg. «Isto não é uma crise financeira como algum de nós tenha já experimentado».

O rating da Standard & Poor sobre as principais empresas norte-americanas subiu 24 por cento desde 9 de Março, com o optimismo a apontar para o fim dos 16 meses seguidos de recessão. Mas a economia, garante Soros, continua a contrair-se e existe ainda o risco de os Estados Unidos caírem numa depressão.

«Se lidarmos com esta crise de forma multilateral e coordenada, julgo que vamos escapar», diz George Soros, cujos fundos «Quantum Endowment» subiu 8 por cento no ano passado, comparado com a média de declínio nos 10 por cento dos «hegde funds» negociados pelo mercado de Chicago.

PUB

Relacionados

Últimas