Já fez LIKE no TVI Notícias?

2009 vai ser pior para o Turismo em Portugal

Relacionados

Painel aprova eventual candidatura de Portugal e Espanha a Mundial de Futebol

A maioria dos inquiridos do Barómetro Academia Aberta do Turismo considera que 2009 vai ser pior do que 2008 para o sector turístico português, revelou esta terça-feira o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), citado pela agência «Lusa».

«Maioria dos inquiridos acredita que o próximo ano será globalmente pior que 2008», refere o IPDT, em comunicado, acrescentando que o painel aprova uma eventual candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Campeonato Mundial de Futebol.

PUB

Apostar em novos mercados e em eventos que possam potenciar a imagem de Portugal no estrangeiro são «alguns dos trunfos que poderão fazer face à crise», na opinião do painel, constituído por mais de 100 administradores de empresas, gestores públicos e académicos do sector.

«O pessimismo do painel de inquiridos relativamente ao próximo ano estende-se a todos os itens relacionados com receitas provenientes do turismo. A maioria considera que 2009 será pior ao nível do número de dormidas na hotelaria (80,6 por cento), do número de turistas (72,1%), do gasto médio por turista (66,2%) e, obviamente, das receitas globais (81,4%)», realça o IPDT.

O instituto, fundado em 2003 por personalidades ligadas ao sector, salienta que «praticamente 80% dos inquiridos (79,5%) defende que, globalmente, 2009 será «pior» ou «muito pior» que 2008, ao nível do turismo nacional».

Para os participantes no último painel, realizado entre 27 de Outubro e 4 de Novembro, Lisboa é a região com maior potencial turístico de crescimento, (com 48,7% das respostas), seguida do Porto (25%) e do Alentejo (15,8%).

PUB

Na cauda da tabela estão a região Centro (1,3%) e o Algarve (9,2%).

O painel considera que «as unidades hoteleiras de pequena e média dimensão serão aquelas que mais sofrerão com a crise económica mundial».

Leste europeu, Rússia, China, Brasil, Escandinávia, Índia, Japão e Médio Oriente são, para os inquiridos, os novos mercados em que turismo português deve apostar.

O Barómetro Academia Aberta do Turismo é um fórum mensal da responsabilidade do IPDT, que tem como missão o ensino pós-graduado e a investigação aplicada, ligados ao sector.

PUB

Relacionados

Últimas