Já fez LIKE no TVI Notícias?

Secagem do crédito nos EUA leva a duplicação dos empréstimos da FED

Relacionados

«Sistema financeiro está por um fio»

Os empréstimos interbancários da Reserva Federal norte-americana (FED) quase duplicaram na semana passada, para uma média diária de 367,8 mil milhões de dólares, o que traduz a dificuldade no acesso às fontes tradicionais de financiamento dos bancos.

Segundo o relatório semanal da Reserva Federal (Fed), os empréstimos da FED aos bancos totalizavam 187,75 mil milhões de dólares, cerca de metade da média diária até 01 de Outubro, diz a «Reuters».

PUB

Para o economista da JP Morgan, Michael Feroli, os dados apontam para uma «paralisação maciça» do acesso ao crédito pelos bancos.

«A situação vai-se tornando mais e mais chocante. Estamos a assistir a enormes aumentos em todo o lado» das componentes do crédito da FED aos bancos, afirma o mesmo analista.

«O sistema financeiro está por um fio. A FED terá de manter esta expansão no seu balanço durante um período de tempo considerável», afirmou à «Bloomberg» o economista Tony Crescenzi, da Miller Tabak.

Recorde-se que a taxa Libor, aplicada aos empréstimos a três meses entre instituições bancárias, subiu esta sexta-feira pelo quarto dia consecutivo, para 4,21%.

PUB

Relacionados

Últimas