Já fez LIKE no TVI Notícias?

iPhone aposta nos minijogos (fotos)

Relacionados

Preços mais baixos e menos custos de produção são algumas das vantagens face às consolas de vídeo

Há algumas semanas atrás, a revista especializada «Mobclix» publicava que estão disponíveis 13 mil jogos para o iPod ou o iPhone, as plataformas portáteis da Apple, escreve o «El País».

Com preços mais baixos e receitas atractivas, há dois pontos principais por detrás do seu sucesso: a boa qualidade gráfica que o iPod Touch e o iPhone oferecem e a facilidade na compra dos «softwares» através dos micropagamentos do iTunes.

PUB

O jogo mais caro da loja virtual Apple não chega aos oito euros, muitos são os que custam menos de três euros e 22,6% são gratuitos.

Para além dos preços baixos, as boas vendas (sendo que um título com um determinado êxito pode superar as centenas de milhares de exemplares vendidos), os menores custos de produção e as condições vantajosas de distribuição são pontos muito atractivos para as distribuidoras. Cerca de 70 por cento do que paga o usuário vai para o produtor, face a uma reduzida percentagem média de 5% ou 10% no caso das consolas de vídeo.

As principais empresas como a Electronic Arts decidiram abrir a sua própria filial de baixos custos para o iPhone e iPod, chamada 8lb Gorilla. Já se produziram versões para o iPhone de títulos como «The Sims», «Civilization», «Doom» ou «Metal Gear Solid».

A primeira concorrente a reagir a este êxito foi a Nintendo, com a criação de um canal de descarga de jogos a preços mais baixos para a DSi, lançada na Primavera passada. A nova PSP Go, à venda em Outubro, só vai admitir jogos adquiridos online enquanto a Sony vai lançar um novo canal de venda de pequenos jogos chamados Minis.

No entanto, o ataque mais forte ao iPhone poderá chegar com a venda da Zune HD, o novo leitor portátil da Microsoft. Os «Zunes» conseguiram apenas 2% do mercado de leitores de MP3, dos quais os iPod têm 70%. Mas o novo modelo oferece novidades que podem representar um desafio: a possibilidade de adquirir jogos através do canal de venda da Xbox 360, bem como algumas vantagens que apresenta em relação ao iPod. É o caso do seu menor preço (aproximadamente menos 100 dólares nos EUA) e o seu leitor de rádio digital.

PUB

Relacionados

Últimas