Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Difícil de usar? A culpa não é sua!»

Site permite protestar contra produtos ou serviços difíceis de utilizar

A Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade (APPU) disponibiliza a partir de hoje o site "Difícil de Usar", para onde poderão ser enviados protestos contra produtos que são difíceis de utilizar, noticia a Lusa.

O presidente da APPU, Bruno Figueiredo, disse que, por vezes, os utilizadores são confrontados com produtos, serviços ou sites na Internet que fazem parte do seu dia a dia mas que são sabem como utilizar.

PUB

Para colmatar esta «falha de usabilidade», a APPU disponibiliza a partir de hoje, em que se assinala o Dia Mundial da Usabilidade, o site http://dificildeusar.usabilidade.org, para onde podem ser enviados os testemunhos.

De acordo com o responsável, durante a manhã de hoje já foram deixados testemunhos, onde os utilizadores revelavam dificuldades em usar fogões ou telemóveis. «E, em muitos casos, não se trata de incapacidade por parte das pessoas, mas sim de falta de usabilidade dos próprios produtos», sublinhou Bruno Figueiredo.

Os testemunhos serão depois enviados aos responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos ou serviços apontados de forma a responsabilizar estas empresas ou instituições.

A APPU é uma associação profissional sem fins lucrativos, criada em 2005, e que tem como objectivo agregar e defender os profissionais da área e dar a conhecer ao público os benefícios da condução de estudos de usabilidade no desenvolvimento de produtos.

A usabilidade está relacionada com a facilidade de utilização dos produtos e serviços e, nesse sentido, agrega ainda a temática da acessibilidade às tecnologias de informação por parte das pessoas com necessidades especiais.

PUB

Últimas