Já fez LIKE no TVI Notícias?

Petrolífera Repsol YPF cresce perto de 37% no 1º trimestre

Relacionados

Preços do crude ajudam

O aumento do preço do crude e os resultados da filial argentina YPF representaram grande parte do crescimento de 36,5 por cento nos lucros da petrolífera Repsol YPF no primeiro trimestre deste ano, que a empresa hoje anunciou.

Segundo avança a «Lusa», os lucros da petrolífera, que ultrapassaram as expectativas dos analistas, atingiram os 1,212 mil milhões de euros.

PUB

O aumento do preço do petróleo nos últimos meses foi decisivo no negócio de exploração e produção (upstream) que obteve um lucro operativo de 576 milhões de euros, mais 25,5 por cento que no período homólogo em 2007.

Os resultados cresceram apesar da queda do dólar-que atingiu 14 por cento face ao euro, ou seja menos 82 milhões no resultado liquido-e de uma redução de 3,7% na produção de hidrocarbonetos.

Se a Repsol apresentasse as suas contas em dólares, o lucro líquido teria crescido 62%.

YPF regista reultado operativo de 365 milhões

No que toca à filial argentina, a YPF, o resultado operativo foi de 365 milhões de euros, ou mais 11,3 por cento, devido ao aumento dos preços de venda de gás na Argentina, à melhoria dos resultados do upstream e da comercialização e refinação (downstream).

A venda de 14,5% da YPF ao Grupo Peterson, formalizada em Fevereiro último, melhorou a situação financeira do grupo e contribuiu para colocar a dívida liquida em 2,357 mil milhões de euros, o nível mais baixo da sua história.

O resultado operativo no negócio de gás natural cresceu 18,5% para 32 milhões de euros, com a Gás Natural, participada da petrolífera espanhola, a apresentar um lucro operativo de 157 milhões de euros, mais 5,4%.

PUB

Relacionados

Últimas