Já fez LIKE no TVI Notícias?

Professora com leucemia: Sindicato processa Estado

Caso de Manuela Estanqueiro vai parar a tribunal

O Sindicato dos Professores da Zona Centro está a preparar uma Acção Judicial contra o Estado por «condução intolerável e atentado à dignidade da condição humana no caso Manuela Estanqueiro», informou aquela estrutura em comunicado.

Recorde-se que Manuela Estanqueiro faleceu no passado sábado à espera da reforma, depois de há um ano lhe ter ido diagnosticada uma leucemia. O caso foi relatado pormenorizadamente pelo PortugalDiário e tem levantado uma onda de revolta entre os leitores, que manifestam total apoio à filha da ex-professora.

PUB

No Verão de 2006, a docente foi presente a uma Junta Médica da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e, inexplicavelmente, foi considerada apta para o exercício de funções.

Todavia, a professora da Escola Básica EB2/3 de Cacia - Aveiro, estava de Atestado Médico passado pela Junta Médica da DREC ¿ Direcção Regional de educação do Centro, mas como a decisão da junta médica da CGA se sobrepõe, teve que regressar à escola por 31 dias para poder voltar a meter atestado médico, sob pena de perder o vencimento.

O SPZCentro apoiou desde o início as pretensões da sua associada tendo enviado vários relatórios médicos à CGA e, neste momento considera levar o caso até às últimas consequências, como afirma o Presidente do SPZCentro, José Ricardo, «para que no futuro, todos nós enquanto membros de uma sociedade humanizada e com direitos não tenham que continuar a ser reféns de um sistema em que idólatras sem alma nos tratem como filhos de matéria inerte».

PUB

Últimas