Já fez LIKE no TVI Notícias?

Peru: forte sismo mata 337 pessoas

Não há registo de vítimas portuguesas

ACTUALIZADO ÀS 14H15

O forte sismo que atingiu quarta-feira à noite o Peru provocou pelo menos 337 mortos e 800 feridos, segundo um novo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Protecção Civil, informa a agência Lusa.

PUB

O comandante dos bombeiros, Carlos Cordova, indicou que muitas vítimas foram descobertas sob escombros de casas em Ica e Pisco, 300 quilómetros a sul de Lima. O site da Protecção Civil refere as localidades de Ayacucho, Cusco, Huancavelica, Ica, Junin, Lima e Pasco, como as que foram afectadas pelo abalo.

O vice-ministro da Saúde, Jose Calderon, já considerou a situação «dramática» em Ica, cidade de 650000 pessoas, a 265 quilómetros a sudeste da capital, Lima. Apelou para a doação de sangue destinado aos feridos e afirmou que uma coluna de médicos e enfermeiras se dirige para a zona.

A cidade de Ica foi a mais castigada, com 336 mortos e 827 feridos, quatro hospitais afectados e um outro destruído. 300 famílias foram afectadas, tendo ficado sem casas. Em Lima, onde terá apenas morrido uma pessoa, várias famílias foram afectadas e 76 casas sido destruídas.

Lima e a faixa costeira do Peru foram abaladas esta quarta-feira à noite por um forte sismo com uma magnitude de 7,9 na escala aberta de Richter. O instituto de geofísica norte-americano indicou que o abalo aconteceu às 18h41 locais (00h41 em Lisboa). O epicentro situou-se 169 quilómetros a sudoeste de Lima e a uma profundidade de 47 quilómetros.

PUB

Portugueses não foram atingidos

A Embaixada de Portugal em Lima, afirma que o violento terramoto não fez vítimas entre portugueses turistas ou pertencentes à comunidade de cerca de duas centenas de pessoas.

«s residentes portugueses estão todos concentrados na capital», afirmou à Lusa o embaixador Mário Lino da Silva. «Felizmente, não há registo de qualquer incidente junto da comunidade portuguesa ou de turistas que viajam pelo país», acrescentou.

Hoje, a secretaria de Estado das Comunidades voltou a apelar para que os turistas portugueses se registem nas embaixadas portuguesas dos países que visitam, para que seja mais fácil descobrir o seu paradeiro em caso de incidentes como o sucedido no Perú.

Neste país sul-americano vivem entre 180 a 200 portugueses, de acordo com os registos consulares, quase todos em Lima, havendo também alguns missionários próximo de Iquitos, na região do Amazonas.

PUB

Últimas