Já fez LIKE no TVI Notícias?

Livros raros desapareceram de biblioteca

Polícia de Viseu já está a investigar o alegado roubo. Algumas obras são do século XV

Vários exemplares de edições raras e antigas de livros e revistas, alguns dos quais remontam ao século XV, desapareceram da Biblioteca Municipal de Viseu, estando o alegado roubo a ser investigado pela polícia, noticia a Lusa.

Fonte ligada às investigações contou à Lusa que as obras foram subtraídas de uma zona de acesso restrito da Biblioteca Municipal de Viseu. Entre as obras desaparecidas estão alguns Incunábulos, nome técnico das primeiras obras impressas, no século XV, em Latim, utilizando uma técnica mista de xilogravura e ilustrações pintadas à mão.

PUB

Estes livros foram impressos do início do século XV até à primeira década do século XVI e alguns exemplares têm um valor incalculável, sendo que alguns dos que constam do património da biblioteca de Viseu são alvo de estudo por investigadores nacionais e estrangeiros devido à sua raridade e valor.

Igualmente desaparecidos estão, segundo as mesmas fontes, várias edições da Revista ABC, do início do século XX, com elevado valor para coleccionadores, que fazem parte do espólio da biblioteca de Viseu, tendo antes feito parte do Museu Almeida Moreira, também na cidade.

PUB

Últimas