Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autarquias: mais de metade das dívidas está concentrada em 30 municípios

Relacionados

Há mais 23 câmaras em apuros face a 2005

Já são 71 as autarquias do país que enfrentam uma situação de ruptura financeira, segundo o anuário financeiro dos municípios Portugueses de 2006, que vai ser apresentado esta quinta-feira pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC).

Isto significa que, houve um aumento do número de municípios com dificuldades-mais 23 do que em 2005.

PUB

A verdade é que o nível do endividamento dos municípios ainda é elevado (6.637 milhões de euros), sendo que mais de metade dessa dívida está concentrada em 30 municípios, diz o mesmo relatório. «A dívida global das autarquias portuguesas tem vindo a aumentar por via das dívidas a fornecedores (aumento dos prazos de pagamentos) e do recurso ao leasing», referem.

ANMP mostra-se optimista apesar de situação

Apesar da situação, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), garante que a maioria dos «municípios cumpre os requisitos de conformidade com o sistema de contabilidade autárquica».

«Em 2006, confirma-se que houve a preocupação dos municípios em não aumentar a despesa. Prova disso mesmo é que cerca de 92% das autarquias, em consequência de uma gestão municipal eficiente e sustentada, satisfazem mais de metade dos parâmetros», diz a ANMP.

A associação garante ainda que, em 2006, menos municípios recorreram a empréstimos bancários (73 não recorreram em 2006, 63 em 2005 e 33 em 2004).

PUB

Da mesma forma, o stock de capital em dívida relativa a empréstimos bancários diminuiu cerca de 25%, em cerca de 62 milhões de euros.

A ANMP sublinha ainda que o saldo corrente em 2006 foi positivo, em 291 milhões de euros e que 236 municípios apresentaram resultados económicos positivos.

Recorde-se que as câmaras de Aveiro, Guarda, Figueira da Foz, Covilhã, Sines, Gondomar e Lisboa são as mais afectadas do país.

PUB

Relacionados

Últimas