Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: Vermont reclama demissão de Bush

Senadores contestam decisões relativas ao Iraque

Os senadores do Vermont aprovaram esta sexta-feira uma resolução que apela ao Congresso para destituir o presidente George W. Bush, noticia a Lusa.

Bush e o vice-presidente Dick Cheney, afirmando que as suas acções no Iraque e nos Estados Unidos «levantam sérias questões de constitucionalidade».

PUB

A resolução, não vinculativa, recolheu 16 votos a favor e nove contra.

Os seis republicanos na Câmara votaram todos contra.

Esta foi a última tentativa simbólica no Estado para destituir Bush. Em Março, 40 cidades no Estado votaram a favor de resoluções semelhantes, não vinculativas. Os parlamentares no Wisconsin e no Estado de Washington votaram também no sentido da destituição.

A votação ocorre depois de uma concentração esta semana na capital do Estado, Montpelier, durante a qual os manifestantes reclamaram a partida de Bush e do seu vice-presidente, Dick Cheney.

«Fiquei profundamente emocionado com a reunião de terça-feira e apoiei (esta medida) desde o início», explicou o presidente democrata do senado, Peter Shumlin, ao jornal Vermont Guardian. «Nenhum presidente dos Estados Unidos da América fez tanto para uma audição de destituição como o presidente Bush e o vice-presidente Cheney».

«A boa coisa a propósito do parlamento do Vermont é que nós escutamos os cidadãos», acrescentou.

PUB

Os partidários da iniciativa esperam que a resolução - e as outras mensagens em curso em vários Estados - enviem um sinal claro à Casa Branca: «Nós enviamos uma mensagem e denunciamos as acções desta administração», explicou Barry Aleshenick, ao Vermont Guardian. «Trata-se de iniciar o movimento».

Segundo Estado menos populoso do país, o Vermont é conhecido pelas suas posições progressistas.

Em Novembro, o Vermont elegeu para o Congresso um senador independente, Bernard Sanders, que se reclama do socialismo democrático.

PUB

Últimas