Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trofa: mais consumo de droga perto das escolas

Autarquia encomendou estudo pioneiro sobre toxicodependência

O fenómeno da toxicodependência ainda não assume proporções preocupantes no concelho da Trofa, mas o problema tem vindo a crescer, especialmente junto das escolas, revela um estudo pioneiro hoje divulgado no mais novo município do distrito do Porto, noticia a Lusa.

«A situação da toxicodependência no concelho não é grave, temos problemas como todos os concelhos que nos circundam, mas queremos actuar já para que no futuro não surja nenhum cenário mais grave», afirmou à Lusa o presidente da Câmara da Trofa, Bernardino Vasconcelos.

PUB

Nesse sentido, a autarquia promoveu a realização de um estudo, inédito nos municípios portugueses, que faz o diagnostico do concelho e traça as prioridades e estratégias a seguir.

A realização deste estudo, a cargo da Quaternaire Portugal, teve como objectivo permitir maior celeridade e eficiência no trabalho que está a ser desenvolvido ao nível da prevenção e combate à toxicodependência.

«Este documento permite ter um conhecimento profundo e real da situação do concelho na área da toxicodependência para podermos actuar onde é verdadeiramente necessário», salientou Bernardino Vasconcelos.

Para o autarca, «é muito importante perceber e conhecer a realidade, quem são os toxicodependentes do concelho, de onde vêm e qual o seu enquadramento social».

O estudo, intitulado «Toxicodependência no concelho da Trofa: práticas, perfis, percursos e intervenções», refere que o problema está actualmente muito disperso pelo território do concelho, surgindo como principais focos de consumo o parque existente no centro da cidade e a estação ferroviária.

Apesar de ainda não ser considerado problemático, o problema da toxicodependência na Trofa «está a crescer», especialmente junto às escolas. Por essa razão, Bernardino Vasconcelos frisou que a autarquia «aposta na prevenção e na sensibilização de crianças, jovens, pais, educadores e professores para os perigos da toxicodependência».

PUB

Últimas