Já fez LIKE no TVI Notícias?

Investimento estrangeiro quadriplica e acentua retoma

Entre Janeiro e Julho, o IDE totalizou 3,6 mil milhões de euros, ao passo que no conjunto de 2003 não passou de 852 milhões.

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Portugal está a registar desde o início do ano uma trajectória de recuperação, depois de dois anos de fortes diminuições. Nos primeiros sete meses do ano, já foram aplicados em território nacional cerca de 3,6 mil milhões de euros, mais do que a soma dos montantes investidos em 2002 e 2003. Ao passo que no ano transacto, o IDE sofreu uma quebra na ordem dos 56,5%, atingindo um valor de 852 milhões de euros.

Esta subida do IDE reflecte as melhorias na economia internacional e contribui para a recuperação em Portugal.

PUB

Os dados do relatório sobre o investimento mundial em 2004 da CNUCED (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento), ontem conhecidos, mostram igualmente esta evolução do IDE em Portugal, que ocupou, em 2003, a 71ª posição no ranking mundial de investimento. A nível mundial a tendêncai é de retoma, de orinetação dos investimentos para os serviços e para os países em desenvolvimento, o que pode prejudicar Portugal.

PUB

Últimas