Já fez LIKE no TVI Notícias?

Orçamento: PSD vai abster-se na votação

Relacionados

«Foi acautelado o principal das preocupações do PSD», garante Ferreira Leite

[Actualizada às 17h44]

O PSD vai dar a indicação ao grupo parlamentar para abster-se na votação do Orçamento de Estado para 2010, anunciou esta segunda-feira a líder do PSD Manuela Ferreira Leite. Com a promessa de abstenção do CDS-PP, o Governo irá conseguir viabilizar o Orçamento na generalidade.

PUB

CDS promete «abstenção construtiva»

«Confirma-se que foi acautelado o essencial das preocupações do PSD. O caminho que o Governo afasta-se daquele caminho que escolheríamos, mas vai dispor do essencial para governar de acordo com o seu programa. Propomos a viabilização do Orçamento de Estado através da abstenção», anunciou Ferreira Leite.

PSD não exclui apoio a congelamento de salários

A presidente do partido sublinhou a gravidade da conjuntura portuguesa, que «implica um esforço colectivo para enfrentar a situação». Ferreira Leite acrescentou que as consequências que teria a continuação da mesma política seriam catastróficas para o actual quadro de situação económica e financeira internacional.

PUB

«Estamos sob observação permanente dos investidores externos e das agências de rating, é neste quadro que o PSD tem insistido numa redefinição de prioridades. Iniciámos conversações para adoptar uma nova trajectória, que terá de fazer-se sem pôr em causa as políticas sociais de apoio aos mais carenciados e estímulo às PME».

A líder social-democrata disse ainda que o partido nunca exigiu medidas concretas, e em relação aos grandes investimentos públicos, Ferreira Leite afirmou que nas conversações que teve com o Governo não foi mostrado qualquer sinal de inversão da política no sector, o que significa que os grandes investimentos se vão manter.

Também o CDS-PP já tinha anunciado no domingo qual iria ser o sentido de voto da bancada parlamentar, uma «abstenção construtiva», conforme disse Paulo Portas numa conferência de imprensa que havia sido prometida para sábado. Esta segunda-feira Pedro Mota Soares reforçou a decisão dos populares.

PUB

Relacionados

Últimas