Já fez LIKE no TVI Notícias?

Telefónica garante financiamento para comprar Vivo à PT

Relacionados

A operadora espanhola vai começar esta semana com o processo de venda de 75% da Endemol, o que lhe irá permitir ganhar mais de dois mil milhões de euros, que garantem assim capital suficiente para adquirir a participação da Portugal Telecom (PT) na operadora brasileira Vivo e a compra de uma participação na Telecom Italia.

Já na próxima quarta-feira o Conselho de Administração da empresa espanhola irá reunir-se para avaliar as operações: a entrada no capital da Telecom Itália e para dar «luz verde» ao processo de venda da produtora Endemol. Além disso, irá ainda consagrar o seu apoio à Sonae de Belmiro de Azevedo na Assembleia-geral da Portugal Telecom, que decorre sexta-feira e até apresentar os resultados de 2006, cita o «El País».

O assunto mais urgente é deliberar se aceitam ou não a oferta da Pirelli, para a tomada de uma participação entre 5 e 10%, no capital da Telecóni Italia.

PUB

A operadora espanhola só confirmou os contactos com a Pirelli, que detém 18% da Telecom Itália através da Olímpia. A Telefónica poderá vir a adoptar uma posição mais forte até 8 de Março, dia em que se realiza o conselho de administração da operadora italiana que elegerá os novos administradores.

Até agora, a Telefónica já garantiu o financiamento para não violar o compromisso que assumiu em Maio do ano passado para que o saldo líquido das suas compras não supere os 1,5 mil milhões de euros até ao final do exercício fiscal, o qual passa pela venda da participação de 75% que a operadora detém na Endemol, o qual possibilitará um encaixe mínimo de dois mil milhões de euros. Isto irá juntar-se à venda da filial da O2, a Airwave, a qual trará três mil milhões de euros à Telefónica.

Com estas duas vendas, a empresa liderada por César Alierta irá garantir não só a entrada na Telecom Italia como a compra à PT da participação de 50% que esta detém na operadora brasileira Vivo.

PUB

Relacionados

Últimas