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Aeroporto do Porto não será ameaçado pela Ota nem TGV

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O Aeroporto Francisco Sá Carneiro não será ameaçado pelo Aeroporto da Ota nem pela linha ferroviária de alta velocidade entre Porto e Lisboa, desde que aproveite nos próximos anos todas as potencialidades da sua enorme área de influência.

«O novo Aeroporto de Lisboa só deverá estar pronto dentro de 11 anos. Nessa altura, espera-se que o Aeroporto do Porto se situe num estágio de desenvolvimento no qual a Ota já não constituirá qualquer ameaça», refere a mais recente versão do Plano Director do Aeroporto do Porto, cita a «Lusa».

O documento, datado de Janeiro de 2007, admite que os dois aeroportos podem beneficiar de uma «política de complementaridade», mas considera que, até à abertura da Ota, o Aeroporto do Porto deve aproveitar a oportunidade que constitui a «previsível dificuldade da Portela em acolher volumes de tráfego crescentes».

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Relativamente ao TGV, entende que o impacto negativo será sentido apenas na ligação aérea entre as duas maiores cidades portuguesas, mas, em contrapartida, a linha ferroviária de alta velocidade melhorará as acessibilidades e, consequentemente, a área de influência do Aeroporto do Porto.

O potencial desta área de influência, a maior dos cinco aeroportos ibéricos da costa atlântica, é uma questão fundamental para o desenvolvimento do «Francisco Sá Carneiro», considerado no ano passado como o melhor aeroporto do continente europeu.

O Aeroporto do Porto, por onde passaram no ano passado cerca de 3,4 milhões de passageiros, possui condições para responder a aumentos significativos da procura sem necessitar de investimentos avultados, pelo que se torna importante captar novos fluxos de tráfego de passageiros.

Um objectivo que pode ser facilitado pelo facto de viverem cerca de quatro milhões de pessoas, a menos de 90 minutos de distância do aeroporto, numa área de influência que abrange o Norte de Portugal e o Sul da Galiza, Espanha.

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