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Portugueses gastam mais dinheiro quando compram on-line

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Utilizador de internet gasta, em média, 220 euros por cada compra

Os portugueses gastam normalmente mais dinheiro numa compra on-line e procuram sobretudo viagens e produtos de tecnologia.

A verdade é que em média um utilizador de internet gasta 220 euros por cada compra feita online enquanto os consumidores que pesquisam online para comprar offline despenderam, em média, 193 euros.

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Já os utilizadores que procuram informação e compram produtos fora deste espaço são os que gastam menos, com um valor médio de 94 euros, revela um estudo apresentado esta quarta-feira pela Google Portugal, que resulta de um inquérito feito a 2.025 cibernautas do sul da Europa (incluindo Portugal) no terceiro trimestre.

Ao todo, mais de 90% dos utilizadores já usaram a internet para pesquisar informação sobre diversos produtos e mais de 50% acabaram mesmo por socorrer-se da rede para realizar uma compra. No entanto, 89% dos utilizadores de Internet procurar informação de forma offline, (junto de catálogos ou comparando produtos em pontos de venda).

Crise aumenta tendência para comparar preços

As viagens (54%), tecnologia (42%) e retalho (37%) estão no topo das preferências dos portugueses que efectuam as suas compras via Internet.

De acordo com o director-geral da Google Portugal, Paulo Barreto, «os portugueses usam mais a Internet para pesquisas relacionadas com compras do que acontece em alguns outros países europeus e isso está relacionado com o nosso rendimento disponível», disse.

O responsável acrescentou que «em tempo de crise a tendência para pesquisar e comparar preços online acentua-se. Os utilizadores ficam também mais contidos e têm menos poder de compra, logo vão ser mais cuidadosos e minuciosos a fazer as suas compras», sustentou.

O estudo da Google diz ainda que os portugueses que utilizam a Internet para pesquisar informações sobre produtos preferem usar os motores de pesquisa (86%), seguindo-se os websites de retalhistas (75%) e dos fabricantes (67%).

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