Já fez LIKE no TVI Notícias?

Programa INOV Art atribui 200 estágios e INOV Vasco da Gama 150 ao ano

Relacionados

Resultados atingidos foram já «muito positivos»

O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros o reforço dos programas INOV Jovem e INOV Contacto e a criação dos programas INOV ART e INOV Vasco da Gama.

Esta resolução, que tem em conta «os resultados muito positivos atingidos e a experiência adquirida, em 2005» com o lançamentos dos dois primeiros programas, vem «reforçar substancialmente a ambição dos programas existentes, abrangendo anualmente, e ao longo dos próximos 3 anos, 5.000 jovens quadros no âmbito dos estágios profissionais do INOV Jovem e 550 jovens nos estágios internacionais promovidos no quadro do INOV Contacto».

PUB

Por outro lado, o novo INOV Vasco da Gama visa a qualificação internacional de jovens empresários e quadros de empresas nacionais, permitindo a colocação de 150 jovens por ano em empresas internacionais, através de estágios de duração limitada, revela o Executivo no comunicado emitido após a reunião dos ministros.

Com o agora criado INOV Art, o objectivo é «dar uma oportunidade de inserção profissional de jovens com qualificações ou aptidões específicas nas áreas das arte e da cultura. Este programa permitirá a atribuição de 200 estágios profissionais para jovens, dando resposta a uma área relevante até aqui menos valorizada pelas políticas públicas».

Três anos após o lançamento destes programas e feito um balanço da sua execução e dos seus impactos nos jovens e nas empresas envolvidas, «pode concluir-se que representam um elevado sucesso», refere o Governo.

O Programa INOV Jovem, inicialmente concebido para envolver 1.000 jovens, abrangeu em apenas três anos mais de 4.600 jovens. Actualmente, mais de dois terços dos jovens que concluíram o seu período de estágio conseguiram já obtiveram um emprego. Também o INOV Contacto, inicialmente desenhado para beneficiar 500 jovens, envolveu 550 jovens só nos primeiros três anos, e ganha agora uma nova ambição, que se traduz no apoio a 550 estágios profissionais internacionais por ano.

PUB

Relacionados

Últimas