Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maioria dos gregos apoia medidas de austeridade

Relacionados

Sondagem demonstra que maioria de 65% considera que medidas são necessárias

Seis em cada 10 gregos consideram que a Grécia necessita das medidas de austeridade previstas pelo governo socialista e apoiadas pela União Europeia (UE), segundo uma sondagem publicada este domingo pelo semanário grego «To Thema».

A sondagem, realizada pelo instituto Alco junto de 1000 pessoas, expressa que para uma forte maioria de 65 por cento tais medidas são «necessárias».

PUB

A política do primeiro-ministro, Georges Papandreou, é apoiada por 60,7 por cento dos inquiridos.

Europa tem de olhar com mais atenção para os problemas económicos

Para Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, os ministros da Economia europeus não prestaram atenção suficiente à crise económica na Grécia. «Isto foi um erro grave», admitiu, em entrevista ao jornal alemão «Sueddeutsche Zeitung», acrescentando que se a Grécia saísse da Zona Euro as consequências seriam «incontroláveis».

Juncker, que é também primeiro-ministro de Luxemburgo, garantiu que daqui em diante o Eurogrupo vai observar de perto o desempenho dos seus membros «com mais frequência».

«Uma zona monetária não sobrevive por muito tempo se houver grandes diferenças no desempenho das suas economias nacionais», explicou ainda, garantindo que «a lição mais importante dessa crise é que precisamos supervisionar as políticas econômicas de uma forma mais profunda e ampla para combater os desequilíbrios logo no início».

PUB

Relacionados

Últimas