Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consolas de videojogos não são «verdes»

Relacionados

Greenpeace denuncia que aparelhos contêm substâncias e materiais «perigosos»

A organização ambientalista Greenpeace denunciou esta terça-feira que as consolas de videojogos das principais marcas contêm substâncias e materiais «perigosos» como PVC, ftalatos, berílio e bromo, ainda que em diferentes níveis de concentração, escreve a Lusa.

De acordo com um estudo da organização, estão em causa as consolas Nintendo Wii, a Sony Playstation 3 Elite (PS3) e a Microsoft Xbox 360.

PUB

«O estudo mostrou que, tanto na Xbox 360 como na PS3, alguns materiais continham níveis muito elevados de ftalatos, que não são permitidos nos jogos e artigos para crianças à venda na União Europeia», afirma a Greenpeace.

Um dos ftalatos, o DEHP, é conhecido por «interferir com o desenvolvimento sexual dos mamíferos, incluindo os seres humanos, especialmente os do sexo masculino», adianta a organização.

O outro ftalato proibido, o DiNP, encontra-se apenas na XBox 360.

Além disso, os componentes das três consolas revelaram conter alto teor de bromo, pertencendo as maiores concentrações em peso às peças da PS3 e da Nintendo Wii, com 13,8 por cento e 12,5 por cento, respectivamente.

PUB

Relacionados

Últimas