Já fez LIKE no TVI Notícias?

João Garcia nos «picos» do Mundo

Alpinista português alcançou o cume da terceira montanha mais alta da Terra

O alpinista português João Garcia conseguiu hoje alcançar o cume da terceira montanha mais alta do mundo, nos Himalaias, um dos objectivos do projecto «à conquista dos picos do Mundo», anunciou em comunicado o patrocinador do explorador.

João Garcia conseguiu alcançar o cume do Kangchenjunga às 17:00 locais (13:00 em Portugal), conta já com sete montanhas com mais de 8.000 metros no seu currículo e prevê regressar aos Himalaias no próximo Outono para tentar escalar o Shisha Pangma, com 8.046 metros de altitude.

PUB

O alpinista pretende levar a cabo esta iniciativa até 2010 escalando todos os picos que lhe faltam vencer de forma a atingir o topo das 14 montanhas com mais de 8.000 metros e entrar para o restrito clube de 14 alpinistas que já o conseguiram fazer.

A expedição ao Kangchenjunga, com 8.586 metros, começou a 02 de Abril e, segundo o patrocinador do alpinista, João Garcia conseguiu alcançar o cume da montanha dentro do prazo estabelecido, «representando um dos maiores desafios aos alpinistas profissionais».

«O Kangchenjunga, terceira montanha mais alta do mundo, é a mais ocidental das montanhas de 8.000 metros na cordilheira dos Himalaias. É conhecida como a montanha dos Cinco Tesouros, pelos cinco picos que possui. João Garcia subiu ao mais alto, que tem apenas menos 20 metros que a K2, considerada a montanha mais perigosa do planeta», divulga o comunicado.

Depois de alcançado este desafio, João Garcia prepara-se agora para partir à conquista do Shisha Pangma, no Tibete, mas os seus maiores desafios chegam no Verão de 2007 e na Primavera de 2008, que é quando o alpinista pretende desafiar o K2, no Paquistão, com 8.611 metros, e o Makalu, no Nepal/Tibete, com 8.463 metros, respectivamente.

PUB

Últimas