Já fez LIKE no TVI Notícias?

Passe uma noite num castelo por 60 euros

Utilizadores do homelidays.com podem encontrar moinhos, barcos ou ilhas privadas para alugar

O portal homelidays.com tem à disposição na Internet cerca de 45 mil casas de férias para alugar em 105 países em todo o mundo.

Com preços que podem variar entre os 200 e os 5 mil euros, o portal tem alojamentos «para todos os gostos e carteiras», segundo a responsável do Homelidays para o mercado em Portugal.

PUB

Os preços atingem um máximo de 30 mil euros no caso do aluguer semanal de uma casa privada nas Bahamas.

Os utilizadores podem escolher desde apartamentos para casais a castelos centenários para 30 pessoas passando por moinhos, barcos, «bungallows» e até uma ilha privada.

O portal disponibiliza o aluguer de casas em Portugal desde 2005. Dos 2.793 alojamentos no país, a maioria encontram-se junto à praia, localizados principalmente no Algarve (Albufeira, Portimão, Lagos, Vilamoura e Tavira), seguido de Lisboa e depois Cascais.

Com fluxos de procura muito diferentes, o Algarve é um destino de Verão procurado pelas suas praias e, por isso, com índices elevados de ocupação nos seis meses de época média e alta (de Abril a Outubro).

Já Lisboa é a cidade portuguesa mais procurada, sendo visitada por estrangeiros ao longo de todos os meses do ano por ter uma oferta turística mais variada.

Apesar do valor de aluguer médio das casas em Portugal ser de 1.035 euros por semana (para uma média de 8 a 10 pessoas), há um conjunto de vivendas cujos valores são bastante superiores, existindo algumas opções mais luxuosas cujos preços podem chegar aos 4 mil euros por semana para grupos de 10 a 20 pessoas.

PUB

Já o valor médio de aluguer de uma casa no estrangeiro é de 1.130 euros por semana.

A crise não tem afectado o fluxo de aluguer destas casas, «antes pelo contrário», salienta Sofia Neves, uma vez que não só tem crescido como esse crescimento tem sido muito maior.

A conjuntura actual fez com que «os proprietários de casas de férias as coloquem para alugar de modo a rentabilizar o investimento que fizeram», explica. Por outro lado, o facto dos utilizadores poderem escolher uma casa ajustada às suas necessidades (aceita animais de estimação, com equipamentos para crianças, com roupa lavada, etc.) também contribui para esse sucesso.

O número de visitas, originadas a partir de Portugal, em Maio deste ano, aumentou 31 por cento para 650 mil, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já o número de «pageviews» no país, para o mesmo período, aumentou mais de 28% para 5.95 milhões.

PUB

Últimas