Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo dinamiza criação de Academia Internacional do Mobiliário

Relacionados

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e de Investimento (IAPMEI) assina, este sábado, um acordo para a criação de uma Academia Internacional do Mobiliário (AIM).

Nos termos do memorando de entendimento, a formalizar durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova fábrica do Ikea em Paços de Ferreira e a que a agência «Lusa» teve acesso, os signatários comprometem-se a, até final de Setembro, apresentarem uma proposta concreta para constituição da AIM.

O objectivo é que esta estrutura sirva de apoio ao «cluster» do mobiliário existente nos concelhos de Paços de Ferreira e Paredes, que produzem 75 por cento do mobiliário português, nomeadamente nas áreas tecnológica, de formação e do design.

PUB

Desta forma, pretende dar-se particular atenção ao desenvolvimento tecnológico e concepção de produto na indústria portuguesa de mobiliário, desenvolvimento de conceito e análise de tendências, imagem e design, promoção e marketing, qualificação dos recursos humanos e inovação e reforço da capacidade de gestão e organização empresarial.

«É fundamental que essa estrutura dê prioridade a uma efectiva prestação de serviços de inovação às empresas e promoção do estabelecimento de redes de cooperação nos domínios assinalados», lê-se no memorando de entendimento.

Em declarações à agência «Lusa», o presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira, descreveu a criação da Academia como «um desafio interessante lançado pelo Governo».

«Trata-se de um organismo para fazer a coordenação da Investigação & Desenvolvimento na área da engenharia das madeiras e do design e garantir uma formação profissional integrada», explicou.

PUB

Relacionados

Últimas