Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vendas de telemóveis caem 23%

Relacionados

Mercado de telefones móveis em Portugal afectado pela crise

O mercado de telefones móveis em Portugal caiu 23% no primeiro trimestre de 2009, face a igual período de 2008, segundo o relatório European Quarterly Mobile Phone Tracker, da analista de mercado IDC.

«Os dados do primeiro trimestre de 2009, publicados pela IDC sobre o mercado europeu de telefones móveis, mostram que o impacto da crise económica ainda irá durar e Portugal, tal como já previsto, está a sofrer os seus efeitos mais tardiamente que o resto da Europa, cuja queda se fixou neste trimestre em 14%», afirmou Francisco Jerónimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.

PUB

Os telemóveis que mais vendem (fotos)

Durante o primeiro trimestre foram vendidos em Portugal cerca de um milhão de telemóveis, dos quais 11% são smartphones e 89% telefones móveis tradicionais. Este último segmento sofreu uma queda de 20% enquanto o segmento de smartphones caiu 39%, face ao período homólogo.

Para a IDC, o primeiro trimestre caracteriza-se frequentemente por quebras nas unidades expedidas, fruto da diminuição natural da procura e da necessidade de escoar stocks do período de Natal.

«O impacto da crise na procura de telefones móveis está a ser mais forte do que o previsto e nem o segmento dos smartphones está imune», revelou Francisco Jerónimo.

O preço continua a ser um dos factores determinantes para a escolha de um novo equipamento pelos consumidores portugueses.

Por outro lado, a maioria dos fabricantes optou por adiar o lançamento de novos smartphones para o segundo trimestre, o que fez com que o período se tenha caracterizado pela falta de novidades, revelou ainda o responsável pelo estudo.

Segundo a IDC, no primeiro trimestre em Portugal há que destacar o crescimento da Samsung e da LG.

No segmento dos telemóveis, a Samsung igualou a quota de mercado da Nokia (39%). Por sua vez, a LG cresceu 68%, alcançando uma quota de mercado de 7% e a terceira posição.

PUB

Relacionados

Últimas