Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rendimentos na Internet: «É uma vergonha», diz Bagão Félix

Para o antigo ministro, medida «é pura e simplesmente voyeurismo. Já Paulo Portas tinha considerado proposta do PS de striptease fiscal

O antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, considera a publicação dos rendimentos brutos de todos os contribuintes na Internet «uma vergonha» e «uma tristeza» e disse mesmo que «é a pior das iniciativas».

Numa intervenção nas Jornadas Parlamentares do CDS, Bagão Félix afirmou que «é pura e simplesmente voyeurismo. É o elogio da cultura do chico espertismo».

PUB

Anteriormente, Paulo Portas tinha apelidado esta medida de

«striptease fiscal», termo com que Bagão Félix concordou.

Para o antigo ministro, «divulgar os rendimentos sem referência aos impostos pagos é inqualificável» e alimenta «a ideia de que quem tem mais rendimentos é porque fez uma vigarice ou está fora da economia formal».

«É uma tristeza que num país com os problemas que tem se queira enveredar por essa perspectiva», disse. «E para quê? Qual é finalidade? Quais as questões de dignidade do país que podem ser escrutinadas?», questionou. Não encontrando resposta para estas perguntas, Bagão Félix afirmou que sabe o que esta medida vai originar.

«Vai criar o egoísmo doentio, macabro mesmo». «E quase legitimar eticamente a evasão fiscal».

Rendimentos dos portugueses podem acabar na Internet

Segundo a edição desta quarta-feira do «Diário de Notícias», o Partido Socialista quer publicar os rendimentos brutos de todos os contribuintes na Internet. O objectivo é combater a fraude fiscal, numa medida que vai colocar online o rendimento bruto anual declarado (sem imposto, nem despesas reembolsáveis - educação, saúde, etc).

PUB

Últimas