Já fez LIKE no TVI Notícias?

Itália: novo imposto de 15% para as «pensões douradas»

Medida proposta pelo Executivo de Mario Monti vai ser discutida esta quarta-feira na Câmara dos Deputados

O Governo italiano quer criar um novo imposto de 15% para as chamadas «reformas douradas», reformas que superam os 200 mil euros anuais, avança a agência de notícias EFE.

Esta medida consta do programa de austeridade para corrigir as contas públicas, onde a equipa de Mario Monti planeia poupar 30 mil milhões de euros. Um plano definido a 8 de Dezembro e agora ajustado para o debate que acontece esta quarta-feira na Câmara dos Deputados.

PUB

Um imposto a juntar-se à taxação sobre propriedade detida por italianos fora do país e sobre as actividades financeiras fora da Itália.

Para além deste no imposto, o Governo de Mario Monti decidiu ainda alterar o conteúdo de outras medidas inseridas no plano de ajustamento aprovado a dia 8, segundo os media italianos.

Entre estas alterações está o aumento das pensões até 1.400 euros mensais em 2012, contra a ideia inicial de subir o valor apenas para os reformados que auferissem uma pensão inferior a 960 euros/mês.

Mesmo assim, quem se reformar antes dos 62 anos sofre penalizações de 1% - um recuo face ao programa inicial,o nde o governo pretendia penalizar as pré-reformas em 2%.

PUB

Últimas