Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro fecha Universidade

Mariano Gago anunciou despacho provisório de encerramento compulsivo. Decisão baseada no «estado de calamidade» e na «degradação pedagógica» da instituição. Gago aponta os culpados

[Em actualização]

O ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, revelou esta segunda-feira em conferência de imprensa a sua decisão de propor o encerramento da Universidade Independente.

PUB

Durante a conferência de imprensa, Mariano Gago lembrou que só agora surgiu uma guerra «interna» de acções e comando na Universidade. Um problema identificado pelo ministério que de imediato advertiu a instituição da possibilidade de encerramento, caso «as condições de degradação não fossem alteradas». O que não terá acontecido.

Numa análise temporal da instituição, desde que foi criada até agora, o ministro do Ensino Superior referiu diversas auditorias realizadas na Universidade e que nunca identificaram nenhum problema grave no estabelecimento. «Foi repetidamente avaliada e inspecionada ao longo da sua existência sem nunca terem sido encontrados problemas», lembrou Mariano Gago.

Segundo o ministro, só em 2006 são detectadas falhas em pagamentos de salários a docentes. Um facto, entretanto «ultrapassado e resolvido», acrescenta.

Até agora, em 2007, problemas internos levam à degradação da qualidade de ensino, colocam em causa a qualidade dos cursos e prejudicam os alunos.

PUB

Últimas