Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estabelecimentos hoteleiros registam quase 6 milhões de dormidas

Relacionados

Os estabelecimentos hoteleiros registaram 5,6 milhões de dormidas em Agosto.

Este valor representa um acréscimo de 3,6 por cento, face ao ano anterior. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a entidade, para este aumento contribuíram principalmente os não residentes (6,9%), já que as dormidas de residentes registaram um decréscimo de 1,8%.

PUB

Os proveitos totais situaram-se nos 255,1 milhões de euros. Em Agosto, o rendimento médio por quarto foi de 51,1 euros, representando um acréscimo homólogo de 4,2%, face a 2006.

Já no período de Janeiro a Agosto o rendimento médio por quarto foi de 31,7 euros, equivalendo a um aumento de 8,9%, em comparação com igual período do ano passado.

Todas as regiões sofreram aumentos

Os estabelecimentos hoteleiros classificados de interesse turístico, no período de Janeiro a Agosto, acolheram cerca de 9 milhões de hóspedes, a que corresponderam 27,5 milhões de dormidas.

«Os resultados do mês de Agosto foram igualmente positivos para estes indicadores, com acréscimos homólogos de 6,3% para os hóspedes e 3,6% para as dormidas, correspondendo a 1,6 milhões de hóspedes e 5,6 milhões de dormidas», refere o documento.

Comparativamente com o período homólogo do ano anterior, todas as regiões apresentam crescimentos das dormidas, mantendo-se o Alentejo na liderança, com um aumento de 25,7%.

PUB

Seguem-se o Norte (9,2%), o Centro (6,3%), Lisboa (5,5%), a Região Autónoma da Madeira (1,7%), a Região Autónoma dos Açores (1,0%) e o Algarve (0,5%).

Algarve totaliza dormidas

No entanto, foi a região algarvia que obteve mais de 40% do total das dormidas. Já Lisboa registou 18,7% e a Região Autónoma da Madeira (11,6%).

No Algarve, observou-se, todavia, um decréscimo homólogo das dormidas dos residentes (de 7,9%) a par de uma evolução positiva dos não residentes (de 5,3%). Destes, destaca-se o mercado britânico, responsável por 43,9% do total das dormidas de não residentes na região, que apresentou um crescimento homólogo de 10%, face ao ano anterior.

Seguem-se o mercado irlandês (9,7%) e o holandês (9%). Pelo contrário, as dormidas de residentes na Alemanha e em Espanha diminuíram relativamente ao período homólogo, em 8% e 7%, respectivamente.

Em Lisboa, verificaram-se variações homólogas positivas tanto nas dormidas dos não residentes (6,9%) como dos residentes (1,1%). Dos principais mercados emissores da região destacam-se os acréscimos homólogos das dormidas dos residentes no Reino Unido (24,1%), na França (15,9%) e em Espanha (1,1%). O mercado alemão e o italiano apresentaram uma evolução negativa, com reduções de 2% e 0,5%, respectivamente.

PUB

Comparativamente com o período homólogo de 2006, na Região Autónoma da Madeira verificou-se um aumento nas dormidas dos não residentes (de 8,3%) e uma redução acentuada nas dormidas dos residentes (de 21,8%).

Motéis com maior procura

Os motéis foram os tipos de estabelecimento que apresentaram o maior aumento da procura no mês de Agosto, registando uma subida de 16%. Seguem-se as pensões (9,4%), os hotéis (5,4%), os hotéis-apartamentos (4,9%) e os aldeamentos turísticos (4,4%).

Os apartamentos turísticos, as pousadas e as estalagens registaram decréscimos.

Os residentes contribuíram com cerca de 2 milhões de dormidas, representando um decréscimo homólogo de 1,8%. Os não residentes apresentaram uma evolução positiva, com um aumento de 6,9%, correspondendo a 3,6 milhões de dormidas.

Principais visitantes

Os principais mercados emissores foram o Reino Unido, a Espanha, a Alemanha, a França, a Itália e os Países Baixos, que concentraram quase 80% das dormidas dos não residentes.

PUB

Relacionados

Últimas