Já fez LIKE no TVI Notícias?

Trichet abre a porta a novas reduções dos juros

Riscos inflacionistas diminuíram

O presidente do banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, admitiu esta quinta-feira que há um enfraquecimento da actividade económica na Zona Euro e uma elevada incerteza. Por isso, garantiu que vai analisar juntamente com os restantes governadores a possibilidade de baixar as taxas de juro em breve.

Trichet admitiu ainda que chegou a discutir e equacionar, na reunião desta quinta-feira destinada a decidir a política monetária, um corte da taxa de juro de referência para a Zona Euro. Mas a verdade é que no fim, a decisão acabou por ser manter a taxa nos 4,25%. Uma decisão que segundo o responsável foi unânime.

PUB

«Há uma enorme incerteza na economia e nos mercados», disse depois de ter apontado que os riscos de abrandamento económico aumentaram.

No que diz respeito à inflação, Trichet considera que os riscos e pressões no sentido de uma subida, diminuíram. Dois factores que, conjugados, podem levar a um corte das taxas de juro num futuro próximo, como têm antecipado também alguns especialistas.

Recorde-se que a inflação anual na Zona Euro situa-se nos 3,6%, (data de Setembro), de acordo com a primeira estimativa publicada pelo instituto de estatísticas comunitário, Eurostat.

PUB

Últimas