Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas avança com nove procedimentos de infracção contra Lisboa

A Comissão Europeia (CE) avançou esta quarta-feira com nove procedimentos de infracção contra o Estado português, devido a uma série de irregularidades e atrasos na transposição de legislação comunitária na área do mercado único, avança a «Reuters».

Para além da contestação dos direitos especiais que o Estado português mantém na EDP e na Galp Energia, deste «pacote» constam infracções no domínio da protecção da propriedade intelectual, sendo outros quatro países, entre os quais a Alemanha, igualmente visados, e no sector da construção civil, com Bruxelas a acusar Portugal de discriminar as empresas estrangeiras ao sujeitá-las às regras da prestação temporária de serviços.

O retalho é também visado. A CE argumenta que o facto de a abertura de estabelecimentos comerciais estar sujeita a critérios relacionados com «as condições de competitividade do sector da distribuição» e a «integração regional do sector» pode discriminar operadores de outros Estados-membros.

PUB

Bruxelas ameaça igualmente levar o Estado português à barra da justiça europeia, por se recusar a reembolsar as despesas médicas realizadas por nacionais noutros Estados-membros, quando estas não são previamente autorizadas.

Esta aglomeração de processos de infracção acontece com frequência antes das férias do Verão, com a CE a «limpar» as gavetas dos processos em curso.

PUB

Últimas